quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Caso da Semana: Mistérios da Endodontia

Paciente comparece ao consultório odontológico apresentando tratamento endodôntico radiograficamente insatisfatório dos dentes 11, 21 e 22.



















Os dentes 11 e 22 foram ratratados, porem o paciente não compareceu para o retratamento do dente 21.















































Após sete anos o paciente reaparece no serviço odontológico apresentando a seguinte situação:























Dentes com imagem radiográfica compatível com a normalidade dos tecidos perapicais. A duvida fica no ar: O que leva um tratamento endodôntico com todos os indicativos de fracasso endodôntico, como no caso do dente 21, atingir o sucesso clínico e radiográfico???

3 comentários:

  1. Creio eu que seja uma mistura de vários fatores, podendo ter sido devido a uma boa limpeza do conduto adicionado a uma boa irrigação com o hipoclorito, um vedamento bem elaborado do forame apical com o cone de guta ou até mesmo a sorte!!! rsrsrs

    Victor Augusto

    ResponderExcluir
  2. Victor e se eu te disser que esses três casos haviam sido realizados, antes do retratamento, a cerca de vinte anos e o paciente não conhecia isolamento absoluto?
    Vedamento de forame com esse tipo de obturação? Será?
    MISTÉRIOS DA ENDODONTIA!!! hehehe

    Fábio Gomes

    ResponderExcluir
  3. A única coisa que eu vejo propensa ao sucesso é um sistema imunológico extremamente competente do paciente, porque o tratamento em si não apresenta nenhuma característica satisfatória!!


    Marcelo Vitoriano.

    ResponderExcluir